Arujá recebe tecnologia de acessibilidade

A Biblioteca Municipal Alda Martins Soncini recebeu do Governo do Estado um kit com cinco equipamentos tecnológicos de acessibilidade para pessoas com deficiência. O repasse da doação foi anunciado nesta terça-feira, dia 15, pelo governador Geraldo Alckmin ao prefeito José Luiz Monteiro e ao secretário adjunto de Cultura e Turismo Hassin Ali Hammoud, o Hassune, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

No valor de R$ 23.130,00, o projeto de Acessibilidade em Bibliotecas pertence à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e inclui equipamentos do kit 1, que contém computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA.

“Estamos muito contentes com a liberação da tecnologia de acessibilidade. É muito importante que nossa biblioteca tenha estrutura para atender a pessoa com deficiência e, assim, ampliar o acesso não somente a livros, mas também a tecnologia digital”, afirmou o prefeito José Luiz Monteiro, que esteve acompanhado pelo deputado estadual André do Prado.

Em todo o Estado, Arujá ficou entre os 55 municípios selecionados para receber o benefício por meio de concurso, realizado em 2016, que avaliou a estrutura e o funcionamento das bibliotecas, bem como os projetos que visam ampliar a frequência de usuários com deficiência nas unidades.

Para o secretário adjunto, Hassune, o recurso conquistado junto ao governo estadual é mais um avanço da atual administração no que diz respeito à inclusão social. “É uma alegria muito grande para nós recebermos esses equipamentos. Nosso objetivo, com certeza, é atender toda a comunidade, facilitando o acesso à cultura e à tecnologia”, disse.

Participação

O diretor geral da Prefeitura de Arujá, Joncy Silva, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, deputados e secretários estaduais, prefeitos, entre outras autoridades, participaram da cerimônia.