Pesquisa online avalia a Biblioteca

Os arujaenses podem ajudar a aprimorar a Biblioteca Alda Martins Soncini, no Centro, por meio de uma pesquisa online preparada pelo programa Conecta Biblioteca. Disponível no link ​​
http://abre.ai/HNq, o questionário leva dez minutos para ser preenchido, sem necessidade de identificação.

A ação chamada Marco Zero tem o objetivo de atrair novos usuários para 92 bibliotecas públicas do Brasil que recebem investimento, apoio ou formação de técnicos do programa. Foi por meio dele que a unidade de Arujá recebeu, no ano passado, dez computadores para uso dos frequentadores e oferta de oficinas e capacitações.

A pesquisa fica no ar até 30 de setembro. Do resultado, podem surgir melhorias em espaço, serviços e funcionamento oferecidos pela biblioteca arujaense.

“Para nós, profissionais da informação, é muito importante que a comunidade participe. O Brasil tem muitas bibliotecas e a nossa é uma das 92 que estão contempladas pelo programa. Manter essa conquista e tornar a nossa unidade cada vez mais atrativa são nossos objetivos”, afirma a bibliotecária Dalva Sabino.

Conecta

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

Ele tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação. Adicionalmente, o Conecta Biblioteca visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

O programa está orientado pelas metas do Plano Nacional do Livro e Leitura, Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.