Biblioteca promove Encontro de Leitores

A Biblioteca Municipal Alda Martins Soncini promove nesta sexta-feira (24), às 18 horas, o Encontro de Leitores com base nos livros “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis, e “A fada”, de Carolina Munhoz. A entrada no evento é gratuita.

O objetivo da atividade é fomentar a leitura e reunir amantes de literatura para discutir obras de autores clássicos e contemporâneos na perspectiva da estilística dos textos, bem como do conteúdo, que geralmente trata de questões sociais e psicológicas associadas à humanidade.

Para quem tem interesse em participar, mas ainda não conseguiu ler os livros que são temas do evento, é recomendável que leia ao menos o resumo e resenhas das obras, para que a discussão seja enriquecida e agregue conhecimento aos participantes do encontro.

Já aqueles que preferem ler os livros na íntegra podem consultar o acervo da biblioteca ou acessar o site Lê Livros (http://lelivros.com/). A Biblioteca Municipal fica na Rua São Paulo, nº 100, Jardim Planalto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4653 4042.

Os livros

O romance de Machado de Assis aborda a história de dois irmãos gêmeos, com personalidades totalmente diferentes, que se apaixonam pela mesma mulher e se tornam oponentes políticos. Publicado em 1904, o livro retrata o contexto político pelo qual o Brasil passava no fim do século 19, durante a transição do regime monárquico para a República. A narrativa, repleta de ironias, explicita diversas críticas à sociedade, principalmente com relação aos conflitos decorrentes de interesses humanos.

Já a obra de Carolina Munhoz, publicada em 2011, relata o enredo de uma jovem que, aos 18 anos de idade, perde o pai e misteriosamente descobre que não é um ser humano. A história é marcada por lutas emocionais, criaturas mágicas e eventos sobrenaturais.​